terça-feira, 23 de novembro de 2010

Air Canada passa a aceitar apenas cartão de crédito para compras a bordo

A Air Canada anunciou que a partir do dia 1º de maio de 2010 estará aceitando apenas cartões de crédito para pagamentos de produtos adquiridos no On Board Café e no Duty Free.
Pagamentos em dinheiro, traveler’s cheques e cartões de débito não serão mais aceitos. Além de cartão de crédito, apenas vouchers para alimentação continuarão sendo aceitos. A política da Air Canada Jazz se mantém inalterada.
Com estas alterações, a empresa vai oferecer um serviço mais ágil e simples a seus clientes, evitando a procura de dinheiro trocado, espera por troco, etc. A novidade facilitará o processo de compra de produtos a bordo tanto para passageiros como para os tripulantes. Além disso, a mudança estimulará o cliente da empresa a utilizar o serviço pré-pago, que tem excelentes e convenientes opções.
A Air Canada é a única transportadora norte-americana a oferecer a seus clientes a possibilidade de solicitar e pagar pela alimentação e o Duty Free com antecedência. Caso o pagamento com cartão de crédito não seja uma opção conveniente para o viajante, ele tem a opção do voucher, que pode ser adquirido por meio do pré-pagamento de produtos do On Board Café e/ou do Duty Free.

fonte: http://www.aviacaoemrevista.com.br/conteudo.asp?id=1441

Aeroviários ameaçam paralisação no fim do ano

Greve pode causar caos aéreo entre o Natal e o Ano Novo; categoria quer aumento salarial





Os trabalhadores do setor aéreo ameaçaram cruzar os braços no mês de dezembro caso as empresas não reajustem os salários. Manifestações ocorriam simultaneamente nos maiores aeroportos do país, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Porto Alegre, segundo o SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários).

Aeronautas e aeroviários iniciaram por volta das 9h desta terça-feira (23) uma manifestação no aeroporto Santos Dumont, na região central do Rio de Janeiro. No aeroporto Antônio Carlos Jobim também estava programado um ato a partir das 11h.

O sindicato ainda realiza atos no aeroporto de Congonhas (na zona sul de São Paulo), a partir das 10h; no Salgado Filho (em Porto Alegre), às 17h; e nos terminais aéreos de Recife, de Brasília e de Salvador devido ao Dia Nacional de Luta dos Aeroviários e Aeronautas.

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) diz que os atos não prejudicam os voos em nenhuma das cidades.

Os aeroviários e aeronautas reivindicam um reajuste de 30% para as categorias que já têm piso salarial: agentes de aeroporto, agentes de proteção de aviação civil, mecânicos e auxiliares de mecânico.

Outra exigência é para que as demais categorias tenham reajuste de 15%. Além disso, eles reivindicam que seja instituído um piso de R$ 1.200 para operadores de equipamentos e de R$ 1.500 para agentes de check-in.

A presidente do SNA, Selma Balbino, diz que a greve dos aeroviários irá depender de uma reunião agendada para o dia 1º de dezembro com o SNEA (sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias). Ela não descarta que uma greve pare os aeroportos nos dias de maior movimento no fim do ano.

- A Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] deu uma declaração ontem [segunda-feira, 22] que não é verdadeira. Nossas relações não estão harmoniosas. Este movimento está acontecendo em todo o Brasil e em dezembro poderemos ter uma paralisação.

Medidas anticaos
A manifestação e ameaça de greve da categoria ocorre no dia seguinte ao anúncio da Anac de que medidas seriam tomadas para evitar um possível caos aéreo no fim do ano. Uma das principais seria proibir férias dos funcionários entre 15 e 31 de dezembro.

Entre outras medidas adotadas ainda estão a proibição ao overbooking (quando a companhia vende mais passagens do que o número de lugares disponíveis no avião), endossar o passageiro caso ele perca o seu voo (ou seja, o cliente poderá procurar a companhia aérea e pedir um assento em outra empresa caso perca o voo).

As companhias terão também, obrigatoriamente, que divulgar aviso aos passageiros domésticos em voos internacionais (para que eles saibam o tipo de bagagem que podem levar e a antecedência no aeroporto para o destino desejado), tripular todas as posições de check-in nos horários de pico, além da obrigatoriedade da antecipação das manutenções de aeronaves e de apresentações dos planos de contingência entre os dias 1 e 31 de dezembro – período de pico no setor, em razão das festas de final de ano.

Segundo a presidente da Agência, Solange Vieira, tradicionalmente dezembro é um mês que aumenta o número de passageiros. Desde julho deste ano já se verifica um padrão de crescimento no número de embarques.

- O setor já está chegando em dezembro bem estruturado. Esperamos 14 milhões de embarques e desembarques, dentro do padrão de crescimento verificado desde julho.

fonte:Evelyn Moraes (R7) - Foto (no Aeroporto Santos Dumont): André Muzell/R7


Avião está abandonado há mais de 20 anos no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre

Bimotor Cessna 310 de 1978 teria dívida acumulada no valor de cerca de R$ 100 mil





Um avião abandonado desde 1989 no pátio do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, acumula dívidas e histórias sobre a sua verdadeira procedência. O modelo Cessna 310 teria sido trazido dos EUA por um gaúcho que morava em Miami e morreu recentemente. Fabricada em 1978, a aeronave foi adquirida por um americano, que teria pago as primeiras parcelas mas não chegou a levar a aquisição de volta para os EUA.

O relato é de Orivaldo Beloto Martins, 45 anos, que é auxiliar de pista da Transul, empresa que faz manutenção de aeronaves. Segundo ele, em boas condições o avião chegaria a custar US$ 90 mil.

— É um dinheiro jogado no tempo. Várias pessoas ficam impressionadas com esse avião parado aqui. É uma pena. Ele é muito bom para voos executivos. Tem capacidade para até cinco passageiros, autonomia de cinco horas e velocidade média de 300 km/h — explica Martins.

O modelo, que seria o primeiro bimotor desenhado pela empresa norte-americana após a 2ª Guerra Mundial, é encarado como uma relíquia por Martins. O problema é que, ao ficar ao relento e sem manutenção, o avião sofreu danos que reduziram seu preço pela metade, acredita ele:

— O avião precisaria de uma inspeção geral para voltar a funcionar. Ele ficou muito tempo sem óleo de conservação e foi danificado pela corrosão. Seria um investimento alto, mas o avião está em condições de ser recuperado. Ele poderia ser transferido para um museu ou uma escola de aviação já que o painel está inteiro.

O superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Jorge Herdina, confirma que a dívida do avião com tarifa aeroportuária e estadia chegaria a cerca de R$ 100 mil. Segundo Herdina, em 2008, a Infraero avisou o dono por e-mail e ele informou que não tem mais interesse no avião.

O superintendente explica que a responsabilidade sobre a área onde está a aeronave é discutida na Justiça entre Transul e Infraero. De acordo com ele, uma audiência marcada para o próximo dia 25 pode definir a questão.

— Esse avião ficou no limbo. Virou uma história de empurra daqui e dali, com muito folclore e pouca verdade. Esperamos que se encerre o processo e que, definitivamente, a área retorne para a administração do aeroporto. O equipamento deve ser incorporado pela União, que vai decidir o destino que será dado. É o que determina o Código Brasileiro de Aeronáutica — diz Herdina, que não dá prazos para o término do processo.



fonte:Matheus Beust (Zero Hora) - Foto: Ronaldo Bernardi

Helicóptero cai em Goiânia e duas pessoas ficam feridas

                                 

Um helicóptero modelo Robinson R-22 de propriedade particular, e arrendado pelo Aeroclube de Goiânia, caiu na tarde desta terça-feira (23), deixando o piloto e um passageiro feridos. A queda foi próxima ao Residencial Solar Ville, em Goiânia.

O piloto identificado como Cristiano Felipe Rocha tentou fazer um pouso de emergência, mas a aeronave ficou sem controle. Após a queda, foi o próprio piloto quem pediu socorro ao aeroclube e acabou sendo resgatado por outro helicóptero.

Ele foi levado para o Hospital de Urgências e, posteriormente, encaminhado ao Hospital Neurológico, onde passou por exames. Segundo o Corpo de Bombeiros, o outro passageiro, que ainda não teve a identidade divulgada, também não se feriu com gravidade. Ainda não se sabe o que provocou o acidente.


Uma equipe da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) vai avaliar o que será feito com os destroços da aeronave, já que a cabine e a hélice do aparelho ficaram completamente destruídas. A perícia que deve investigar as causa da queda deve ser concluída em 90 dias.


fonte: CBN Goiânia via O Globo - Foto: Ricardo Rafael

Qatar Airways terá mais voos para a Índia

Companhia catari iniciará também neste mês um programa de voos de inverno para o norte do país.

Foi anunciado o aumento de 20% nas freqüências que a Qatar possui para  Delhi, Chochin e Amritsar, na Índia. A companhia expandiu significativamente a malha aérea em menos de um ano. Ainda estão previstos mais dois voos em novembro para Cochin. Neste mês, já haverá mais uma frequência do Qatar para Delhi para o programa de voos de inverno.
A companhia opera regularmente para 11 destinos indianos e passará a voar diariamente para todos eles com a inclusão dos novos voos. Com isso, a Qatar passará a ter 88 frequências semanais na Índia.


fonte: http://aviaorevue.terra.com.br/index.asp?codc=1411

FOTO DO DIA