quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ministério da Defesa pede que Procuradoria do Trabalho tente impedir greve do setor áereo no Natal

O medo de que o próximo dia 23, véspera do Natal, transforme os aeroportos num verdadeiro caos diante do indicativo de greve dos trabalhadores do setor levou o governo a solicitar ontem que o Ministério Público do Trabalho intervenha no conflito entre a categoria e as companhias aéreas. As autoridades e as empresas temem ainda o crescimento vertiginoso do movimento de passageiros na quinta-feira, que será o pico da semana, por concentrar as vendas de bilhetes do período. Os atrasos começaram a crescer já no último fim de semana. Segundo dados da Infraero, somando destinos nacionais e internacionais, entre sábado e até às 18h de ontem, o percentual atingiu 20,88%. Das 7.011 partidas previstas, 1.464 atrasaram e outras 261 foram canceladas.

O volume de passageiros sobe na véspera do Natal, mas este ano mais gente viajará de avião. As duas maiores companhias nacionais, Gol e TAM, informaram que venderam 10% mais passagens com partidas previstas para quinta-feira, na comparação com igual período do ano passado.

Diante da demanda e das deficiências na infraestrutura aeroportuária, já são esperadas longas filas e atrasos, ainda que não haja paralisação ou problemas meteorológicos - outra ameaça concreta ao transporte aéreo esta semana. A orientação aos passageiros é fazer o check-in antecipado (por telefone, internet ou terminal de autoatendimento nos saguões) e chegar com antecedência mínima de duas horas para despachar bagagens.

O pedido de intermediação do Ministério Público junto aos sindicatos das companhias e dos trabalhadores foi feito pela Secretaria de Aviação Civil por determinação do ministro da Defesa, Nelson Jobim. O ministro também delegou à presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, a tarefa de conversar com as empresas para encerrar o impasse.

Executivos das empresas admitiram ontem que a ameaça de greve é real e que, se os aeroviários (trabalhadores de solo) e aeronautas (pilotos e comissários) decidirem cruzar os braços, não há muito o que fazer para evitar transtornos aos passageiros. Hoje, o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) publica nos jornais uma nota para esclarecer aos usuários os motivos do impasse. "As duas categorias já receberam este ano o reajuste salarial de 6,08%, referente à inflação do período medida pelo INPC. Esse reajuste já está sendo pago às duas categorias, no 13 e no salário de dezembro", cita o texto.

Do índice total de atrasos registrados desde sábado, a Webjet respondeu por 51,54%. A TAM, que sofreu as consequências da nevasca na Europa, registrou índice de 25,72%. A companhia chegou a cancelou voos para Europa nesta durante o fim de semana e na segunda-feira, mas começou a retomar as decolagens na noite.

Na Europa, as viagens aéreas continuaram sofrendo com atrasos e cancelamentos pelo terceiro dia seguido, ao mesmo tempo em que agentes de viagens alertavam os passageiros a ficarem em casa, diante da nevasca e das baixas temperaturas em Reino Unido, França e Alemanha.


fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

Pantanal amplia número de voos

Ribeirão Preto e Guarulhos são as cidades que terão mais duas frequências



A Pantanal aumentou o número de voos entre o aeroporto de Guarulhos e Ribeirão Preto, em São Paulo. Como o aeroporto de Guarulhos oferece diversas alternativas para as regiões Norte e Nordeste do país, além de saídas para o exterior, as novas frequências permitirão mais agilidade na conexão com voos domésticos de longa distância e rotas internacionais para os clientes da cidade do interior paulista.
O novo voo 4775 parte todos os dias do aeroporto de Ribeirão Preto às 5h, com destino a Guarulhos, onde pousa às 6h. O voo 4774 faz o caminho de retorno: sai do aeroporto de Guarulhos às 18h50 e aterrissa em Ribeirão Preto às 20h. Os dois voos são operados pelo ATR-72, com capacidade para 66 passageiros.

fonte: http://www.revistaaviaorevue.com.br/index.htm




Passaredo expande malha aérea

Companhia registra resultados positivos em 2010 e anuncia quatro novos voos em Goiânia a partir de janeiro



A Passaredo divulgou novidades que mostram a evolução nos dois últimos anos: a companhia obteve um crescimento de 130,89% e, em 2011, vai iniciar quatro novos voos que partem de Goiânia,que já está conectada a 10 cidades brasileiras.
As novas operações devem começar no dia 17 de janeiro, com destino a Araguaína, no Tocantins, Curitiba, no Paraná, Recife, em Pernambuco, e Salvador, Bahia. As frequências serão feitas pelos Embraer 145. Outra novidade é a expansão do número de operações, de 20 para 34, até fevereiro de 2011. Atualmente, a companhia possui 15 jatos Embraer e pode aumentar este número em 2011.

fonte: http://www.revistaaviaorevue.com.br/index.htm

TAAG paga de 4 a 5 mil dólares por hora pelos aviões alugados para manter rotas operando


Após a paralisação das suas quatro aeronaves a TAAG decidiu pela locação de aeronaves para manter operacionais as rotas que opera.

A companhia angolana alugou dois aviões, um Airbus A340-400 da Air Atlantic e um Boeing 767 da Air Fly.

O valor de cada um dos aviões é cobrado por cada hora de voo. Segundo apurou "O País", a TAAG paga atualmente cerca de cinco mil dólares/hora.

A fonte que prestou estas informações assegurou que a empresa terá beneficiado de algum desconto, em razão do número de voos que pretende efetuar.

Antes dos incidentes, segundo contou a nossa fonte, a empresa já previa alugar algumas aeronaves para suprir a alta de passageiros que se registra em dezembro de cada ano.

fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

FOTO DO DIA

22/12/2010