quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Presidente da Anac admite problema em aeroportos do país amanhã

A presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Solange Vieira, admitiu na tarde desta quarta-feira que os passageiros que quiserem embarcar na quinta (23) nos aeroportos do país terão problemas e podem não conseguir chegar ao destino escolhido.

Solange também disse que o movimento estimado nos aeroportos amanhã deve ultrapassar 400 mil pessoas. Ela afirmou que a agência está conversando com as companhias aéreas --principalmente TAM e Gol-- sobre a possível greve dos aeroviários e aeronautas marcada para amanhã.

De acordo com ela, a Anac não trabalha com o cenário de paralisação total dos funcionários. "Se houver problema será pontual e totalmente contornável", disse. Quanto a uma possível punição aos grevistas ou às empresas, ela afirmou que isso não cabe à Anac decidir. "A Justiça que irá definir se a greve é legal ou não."

Reunião realizada na terça-feira (21) entre empresas e representantes dos aeroviários (que fazem as operações em solo) e aeronautas (tripulação de voo) terminou sem acordo. Os empresários avançaram timidamente na negociação de ontem, oferecendo 6,58% de reajuste. Antes a proposta era de 6,08%. Os trabalhadores não apresentaram contraproposta.

Cerca de 200 aeroviários fizeram na manhã desta quarta-feira, no aeroporto Santos Dumont (centro do Rio), uma manifestação convocatória para a greve de amanhã.


fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com

Greve de comissários cancela 43 voos da LAN em Buenos Aires

Funcionários reclamam de 'violação dos tempos máximos de serviço'; Voos para São Paulo foram afetados.




Quarenta e três voos da companhia aérea LAN Argentina foram cancelados, na terça-feira, devido a uma greve dos comissários de bordo da empresa de bandeira chilena com sede em Buenos Aires.

Em seu site, a LAN informou que 'todos os voos domésticos e internacionais deste dia 21 de dezembro foram cancelados'.

Entre os doze voos internacionais que estavam programados para decolar, dois eram para São Paulo. A paralisação começou às quatro da manhã e continuava no fim da noite, com cerca de seis mil passageiros afetados.

O protesto foi anunciado pela secretária geral da Associação de Tripulantes de Bordo de Passageiros de Empresas Aéreas (ATCPEA, na sigla em espanhol), Paula Marconi.

'A empresa não atendeu nossas demandas e a greve vai continuar até que a companhia garanta o cumprimento do nosso acordo', disse.

Os trabalhadores da LAN reclamam de 'violação dos tempos máximos de serviço nos voos', estabelecidos por convênio de trabalho, e argumentam que um acordo recente com a empresa não teria sido obedecido.

'Incompreensível'
Num comunicado, a empresa disse que a greve é 'incompreensível' porque a companhia e os trabalhadores teriam assinado acordo em novembro com aumento salarial de 30% para a categoria.

O porta-voz da LAN Argentina, Pablo Querol, disse ainda que os comissários de bordo pedem que integrantes de outros sindicatos da categoria 'Associação de Areonavegantes' (AAA) não embarquem nos voos da empresa.

'Eles estão pedindo à nossa companhia que discrimine, que não permita que viajem no mesmo avião tripulantes de outros sindicatos', disse.

Recentemente, um conflito sindical semelhante teria sido um dos motivos da paralisação dos voos da companhia Aerolíneas Argentinas.

O cancelamento dos voos da LAN provocou reação indignada dos passageiros diante das câmeras de televisão do país.

Segundo a emissora de televisão TN (Todo Noticias), os controladores de voo teriam iniciado uma operação tartaruga em apoio aos trabalhadores da LAN e por isso voos internacionais estariam saindo com meia hora de atraso do Aeroparque - aeroporto local que recentemente passou a realizar voos para os países vizinhos, como o Brasil.



fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com

Grupo de 28 passageiros acusam empresa aérea de esquecê-los

Webjet afirma que houve confusão de local de embarque



Um grupo de 28 passageiros acusa a empresa Webjet de deixá-los para trás, em um voo que saiu nesta terça-feira (21) do aeroporto Leite Lopes com destino a Salvador (BA), às 12h35. Por meio de assessoria de imprensa, a empresa afirma que o problema foi causado pela desatenção dos clientes.

Segundo a assessoria, 101 passageiros de um total de 129 embarcaram e a partida do voo foi anunciada quatro vezes pelo sistema de som do aeroporto.

Ainda segundo a empresa, os passageiros que não conseguiram embarcar foram realocados para outros dois voos para Salvador, um com escala em Brasília (DF) e outro com escala no Rio de Janeiro, que saíram por volta das 15h.

Os passageiros afirmam que a mudança do portão de embarque pouco antes do horário de partida do avião, além da falta de informação sobre essa alteração, causaram toda a confusão.

"Ficamos esperando aqui. Achamos que o voo estivesse atrasado", explica a aposentada Maria Estela Resende.

fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

FOTO DO DIA

23/12/2010