sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Anac proíbe overbooking para evitar caos aéreo no fim do ano

Companhias que não respeitarem regras poderão ser multadas; também está prevista junção de operações entre as companhias aéreas


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou, nesta segunda-feira (22), em sua sede, no Centro do Rio, um plano de contingência para tentar conter o caos aéreo no fim do ano em onze aeroportos do país. Entre as decisões apresentadas estão proibição de overbooking (quando as empresas vendem mais passagens do que os assentos disponíveis) e endosso entre companhias, ou seja, caso o voo de uma atrase mais de três horas, o passageiro terá direito de embarcar em outra que vá fazer o mesmo trajeto, sem custos adicionais. As regras valem para o período de 17 de dezembro a 3 de janeiro.

De acordo com a Anac, antes do acordo de fim de ano, o overbooking era liberado pela agência e não havia limite de passagens vendidas a mais. As empresas tinham apenas que dar assistência ao passageiro, mesmo que a solução fosse devolver o dinheiro da passagem.

Entre as decisões tomadas pela Anac também está prevista a obrigatoriedade de aeronaves reservas. As empresas terão que manter aviões extras principalmente nos eixos Rio, São Paulo, e Brasília. A TAM anunciou que vai disponibilizar cinco aeronaves reservas, a Webjet duas, a Gol quatro, a Azul uma, a Trip quatro e a Avianca mais uma.

De acordo com a presidente da Anac, Solange Vieira, cada empresa apresentará o seu plano de contingência. “A partir do plano apresentado e do número de aeronaves reservas divulgadas, cada companhia terá que cumprir o acordado. Caso as empresas não cumpram, estarão sujeitas a multas e cassação da autorizações de voo”, afirmou Vieira.

Ainda segundo a presidente, o que diferencia o plano de contingência de 2010 do de 2009 é a criação de uma sala de coordenação nos aeroportos. “Nesta sala estarão reunidos todos os órgãos: Infraero, Polícia Federal, Receita Federal e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), sob coordenação da Anac. O objetivo é tomar decisões rápidas em caso de problemas”, explicou.

POSSIBILIDADE DE GREVE
De acordo com as empresas aéreas, a possibilidade de greve do Sindicato dos Aeroviários e Aeronautas pode provocar transtorno nos aeroportos. Segundo Miguel Dau, presidente da Azul, a negociação com a categoria está em curso para tentar evitar a paralisação. O sindicato anunciou manifestações para esta terça-feira (23) nos aeroportos do Rio.

CRESCE NÚMERO DE PASSAGEIROS
Além do aumento no número de passageiros, que cresceu 25% de janeiro a outubro e deve manter o ritmo neste fim de ano, o maior número de frequentadores inexperientes nos aeroportos pode contribuir para atrasos.

"Há uma inclusão aérea no Brasil, a classe C está voando mais. Isso nos traz a obrigação de orientar passageiros sobre como é o processo em um grande aeroporto", diz Ruy Amparo, vice-presidente de Operações da TAM.

MAIS FUNCIONÁRIOS
Além das medidas adotadas para conter os transtornos de fim de ano, as empresas aéreas contrataram novos profissionais para atender o crescimento da demanda. A TAM contratou cerca de 700 pessoas para trabalhar nos aeroportos e 1.300 tripulantes, a Webjet aumentou seu quadro em 130 profissionais, a Gol terá cerca de 300 a mais, a Avianca anunciou cerca de cem novos profissionais e a Trip outras cem contratações.

A Infraero também terá 922 profissionais extras para operação, manutenção e navegação aérea, além de  54 ônibus, 30 microônibus, 100 veículos operacionais, 29 ambulâncias e 13.000 carrinhos de bagagens para os 67 aeroportos onde atua.

Já a Anac vai remanejar 120 fiscais para garantir que passageiros tenham seus direitos respeitados pelas companhias aéreas. Os profissionais ficarão distribuídos em Guarulhos, Congonhas, Galeão, Brasília, Confins, Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Salvador, Vitória e Manaus. A agência também proibiu que os gerentes tirem férias ou recessos no período de 15 a 31 de dezembro.


"Precisamos ver se as companhias têm condições de honrar os compromissos que estão assumindo e programar as operações nos aeroportos", disse o presidente da Infraero, Murilo Marques.

PERÍODOS DIFERENTES
Apesar da data divulgada pela Anac para a realização da operação de final de ano, de 17 de dezembro a 3 de janeiro, cada empresa aérea vai operar em regime especial num período diferente. A TAM, por exemplo, vai estender seu plano de contingência de 1º de dezembro a 31 de janeiro. A operação da Webjet será de 18 de dezembro a 6 de janeiro. E o período da Azul será de 1º de dezembro a 14 de março.

fonte: http://pe360graus.globo.com/noticias/

Aéreas perdem R$ 5 bi com transporte de passageiros

As companhias aéreas brasileiras perderam R$ 5,3 bilhões nos últimos quatro anos - período em que a demanda doméstica cresceu 58,8% e a internacional recuou 17,2% -, levando-se em conta somente receitas e despesas com a sua atividade principal: o transporte aéreo de passageiros.


O prejuízo bilionário, que não inclui outros serviços como embarque de cargas e operações financeiras, foi apurado no Anuário do Transporte Aéreo de 2009, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Especialistas e executivos do setor afirmam que a conta não fecha por uma conjugação de fatores: crise econômica, dois acidentes aéreos de grandes proporções e guerra de preços nas passagens.


Neste ano, a tendência é que a aviação comercial brasileira permaneça no vermelho. E isso deve acontecer mesmo com a alta de 68,3% nos preços das passagens nos últimos 12 meses até outubro, de acordo com o IPCA.


Conforme o anuário da agência, o valor que o passageiro pagou por quilômetro transportado ("yield", índice de rentabilidade que baliza os reajustes de preços) em 2009 foi de R$ 0,48. Esse montante é o mais baixo desde 2002, início da série histórica dos dados compilados pela Anac. Entre 2002 e 2009, o recuo do "yield" foi de 33,07%.


Nos anos 2000, o setor aéreo só conseguiu ganhar dinheiro com o transporte de passageiros entre 2003 e 2005. O consultor aeronáutico Paulo Bittencourt Sampaio lembra que naquela época o acordo de compartilhamento de voos entre a TAM e a Varig puxou para cima os preços das tarifas. E o impacto desse reajuste, diz ele, perdurou até meados de 2005. No ano seguinte, o setor começou a perder dinheiro novamente, retomando a fase difícil iniciada em 2001 com os atentados terroristas de 11 de Setembro nos Estados Unidos.


Ontem, os passageiros viveram mais um dia de confusão nos aeroportos. Pela terceira vez em quatro meses, enfrentaram atrasos e cancelamentos de voos por causa do excesso de carga horária das tripulações. A Anac suspendeu a venda de passagens domésticas pela TAM com decolagens até sexta-feira. Anteriormente, a agência já havia multado Gol e Webjet, também por problemas causados pela sobrecarga das tripulações.

fonte: http://www.usuport.org.br/noticia.php?id=2602

King Air 250 terá novo sistema

Desenvolvido pela Raisbeck, o Air System Recovery melhora o desempenho da aeronave em todas as fases de voo




A Raisbeck Engineering, representada no Brasil pela Japi Aeronaves, divulgou que o novo King Air 250 sairá da fábrica com o RARS - Raisbeck Ram Air Recovery System, cuja função é aperfeiçoar o desempenho da aeronave em todas as fases de voo. O aumento do desempenho é devido à redução de ITT do motor de aproximadamente 20ºC.
Entre as diversas melhorias que o sistema irá trazer ao King Air estão inclusas: maior velocidade de subida e de cruzeiro, motor mais eficiente, e, por consequência, uma economia maior de combustível. O RARS também vai prolongar a vida útil do motor do novo turboélice e reduzirá os custos de manutenção.

fonte: http://aviaorevue.terra.com.br/index.htm

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