domingo, 19 de dezembro de 2010

Jobim: Escolha de caças deve ser feita no início de 2011

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta sexta-feira (17) que a decisão sobre a compra dos caças pela Força Aérea Brasileira precisa sair logo no primeiro semestre do ano que vem. Segundo o ministro, a partir de 2013, os caças Mirage 2000 e F-5 usados atualmente pela Aeronáutica começarão a ser desativados e será preciso, a partir dessa data, ter novas aeronaves.

Como haverá uma demora de, pelo menos, um ano entre a decisão e a efetivação da compra, o governo brasileiro precisará definir logo qual dos três caças irá comprar: o francês Rafale, o sueco Gripen ou o americano F-18.

“Uma coisa é definir uma opção. Outra coisa é que essa opção se realize, porque depois da opção feita, você terá no mínimo um ano de negociações e conversações. Não estamos apenas comprando um caça. Estamos comprando um pacote tecnológico e exigimos um pacote tecnológico. Tem que verificar se a empresa e o país escolhidos estão dispostos a cumprir o pacote”, disse Jobim.

O ministro afirmou que além da transferência de tecnologia, o Brasil espera contrapartidas como a oferecida pela França, que se comprometeu a comprar 12 aviões militares KC-390 da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

Depois da decisão pela compra, segundo Jobim, é preciso também avaliar questões de natureza técnica, como o armamento usado pelo avião e os radares. “Se a decisão for tomada no ano que vem e tivermos sucesso nas conversações, esse contrato só poderá ser firmado em 2012”, disse ele, ressaltando que conversará sobre o assunto com a presidenta eleita, Dilma Rousseff, em janeiro do ano que vem.


fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

Helibras entrega os 3 primeiros helicópteros EC725 às Forças Armadas

Aeronaves foram produzidas na França pela Eurocopter, com acompanhamento de técnicos e militares brasileiros, e serão fabricadas no Brasil a partir de 2012.



A Helibras, subsidiária da Eurocopter, entrega no dia 20 de dezembro (segunda-feira), às 14h30, na Base Aérea de Brasília, os três primeiros helicópteros EC725 previstos no contrato firmado com o Ministério da Defesa para fornecimento de 50 unidades às Forças Armadas, com transferência de tecnologia e fabricação no Brasil.

O evento, que é um marco na história da Helibras em seus 32 anos de existência, pois permitirá que a empresa desenvolva um helicóptero 100% brasileiro em alguns anos e fomentará a indústria aeronáutica nacional, contará com as presenças do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Defesa Nelson Jobim, do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Miguel Jorge, da Diretoria da Helibras e de autoridades federais, estaduais e municipais.

fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

Polônia e Rússia em desacordo sobre o relatório de acidente aéreo


O projeto de relatório das autoridades russas sobre o acidente de aviação que vitimou o presidente da Polônia Lech Kaczynski é “inaceitável”. São as palavras do primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, que invoca erros e falhas para as quais tem alertado os investigadores russos.

O ministro polaco do Interior enviou para Moscou um documento de 150 páginas que refuta a análise feita pelas autoridades russas.

O avião que transportava o presidente Lech Kaczynski, a esposa e alguns altos representantes do Estado acidentou-se no dia 10 de abril quando tentava uma aterrissagem em Smolensk.

A Polônia tinha, inicialmente, elogiado a cooperação russa no inquérito mas a polêmica sobre as lacunas das investigações e o atraso na apresentação das conclusões por Moscou degradaram as relações entre os dois países agora em fase de prudente retomada.

fonte: euronews via http://desastresaereosnews.blogspot.com/

FOTO DO DIA

19/12/2010