terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ASSINE AVIÃO REVUE

REVISTA AVIÃO REVUE 
Desde 1999, a Revista AVIÃO REVUE traz todas as novidades do mundo da aviação, com testes e detalhes de cada aeronave. Além disso, tudo sobre companhias aéreas brasileiras e internacionais, disputa entre fabricantes, aviação militar, regional, executiva e manutenção. Com jornalistas especializados, AVIÃO REVUE está sempre presente nos grandes eventos da aviação mundial, como Fidae (Chile), Farnborough (Inglaterra), Le Bourget (França), NBAA e Oshkosh (Estados Unidos).


Visite o site da revista: http://www.revistaaviaorevue.com.br/ 

Avião causa apagão no nordeste de Portugal

O avião que assegura a carreira aérea Bragança-Lisboa colidiu com uma linha de distribuição de electricidade, deixando duas mil pessoas sem luz, mas sem qualquer consequência para a aeronave e ocupantes.

O incidente ocorreu na passada quinta-feira (2), cerca das 17:20 horas, quando o avião fazia manobras de aproximação à pista do aeródromo municipal de Bragança e tocou com a roda dianteira nos cabos de uma linha de distribuição de energia eléctrica, danificando-a.

Fonte do aeródromo municipal referiu que na altura estava a nevar e havia nevoeiro. “Quando a aeronave voava a baixa altitude, ao tentar voar mais alto terá tocado com a roda da frente na linha”, explicou. Ao que o Jornal Nordeste apurou, a situação não provocou qualquer tipo de danos ao aparelho, nem consequências aos passageiros, nomeadamente ao presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, que regressava à cidade naquele voo.

O autarca não quis prestar declarações, mas desdramatizou a situação, garantindo que o sistema de segurança do aeródromo municipal foi accionado de imediato e com eficácia. Na manhã seguinte, o avião fez a ligação com destino a Lisboa e escala em Vila Real, “com toda a normalidade”, acrescentou a fonte do aeródromo. A empresa responsável pela concessão da ligação aérea, a Aerovip, também não quis comentar o assunto.

Energia eléctrica foi restabelecida cerca de duas horas após o acidente

O acontecimento deixou dois mil clientes da EDP sem luz, confirmou Maria Antónia Fonseca, da EDP Distribuição. "A linha de distribuição de electricidade quebrou e 12 postos de transformação ficaram fora de serviço, o que provocou o corte de energia", explicou.

A energia eléctrica foi restabelecida cerca de duas horas depois, porque uma equipa da EDP encontrou como alternativa provisória a ligação a outra linha de distribuição. O problema foi solucionado definitivamente na manhã seguinte, assegurou a empresa. Na passada sexta-feira, este foi o tema do dia na aldeia de Baçal, onde os residentes estiveram sem energia eléctrica durante algum tempo.


fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

Falta de vagas em pátio limita voos em Viracopos


O número de posições de estacionamento do pátio de aeronaves do Aeroporto Internacional de Viracopos é insuficiente para o local operar em sua capacidade máxima de 31 voos por hora, entre pousos e decolagens — hoje, ela está limitada a 26 voos. O gargalo estrutural foi apontado por um relatório reservado do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), que estudou as necessidades de adequação dos principais aeródromos do Brasil, observadas sob o ponto de vista do tráfego aéreo atual.

Viracopos se tornou um dos principais aeroportos do País e é estudado como alternativa para receber voos do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, que terão que ser desviados devido às obras de reforma e ampliação. Mas, de acordo com o relatório, no caso de Viracopos atuar como local para absorver 50% do movimento de Congonhas, haveria a necessidade de disponibilizar mais 26 posições de estacionamento, além das 11 existentes para aeronaves de grande porte e nove que têm espaço para atender, no máximo, o modelo 195 da Embraer, que tem capacidade para 122 passageiros. Mesmo que o aeroporto de Campinas abrisse as vagas extras, ainda seria necessária a construção de duas saídas rápidas nas cabeceiras da pista.

O engenheiro especialista em infraestrutura aeroportuária e ex-superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em Viracopos, Mozart Mascarenhas Alemão, disse que um projeto realizado em Viracopos, em 2007, deveria atender à demanda em até sete anos, mas com a chegada da Azul Linhas Aéreas, o local já está saturado em menos de dois anos. A previsão é de 5 milhões de pessoas passando pelo terminal de passageiros, que suporta 2 milhões. Segundo Alemão, o pátio de aviões foi projetado junto com o terminal e está defasado.

Segundo a Infraero, na primeira fase da ampliação de Viracopos, com a construção do novo terminal de passageiros e o pátio de aeronaves, está previsto um investimento de R$ 689,6 milhões, com conclusão em novembro de 2013. O Plano Diretor de Viracopos prevê uma ampliação do pátio para uma área de 185.500 m quadrados, com 35 posições de estacionamento, para até 2015, e uma ampliação para 470.450 m quadrados com 66 vagas, até 2025.

fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

FOTO DO DIA

07/12/2010