sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Mau tempo e falha humana causaram queda de avião que matou 68 em Cuba

Segundo o Instituto de Aviação Civil de Cuba, o avião, um ATR 72-212 da companhia aérea estatal Aerocaribbean, estava em bom estado técnico e com todos os seus sistemas funcionando perfeitamente.

"O avião entrou em uma condição severa de congelamento a 20 mil pés de altura (mais de 6 mil metros), o que unido a erros da tripulação na condução da situação causou o acidente", explica o relatório, publicado pelo jornal estatal "Granma".

No dia do acidente, 4 de novembro, Cuba tinha uma frente fria vindo do norte e um furacão na parte leste da ilha. A maioria dos aviões que voava naquele dia optou por altitudes menos elevadas para evitar o congelamento.

O acidente foi o pior em Cuba desde 3 de setembro de 1989, quando um avião Ilyushin-62M, de fabricação soviética, caiu após decolar do aeroporto de Havana, matando todas as 126 pessoas a bordo.


fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

Nepal: Não há sobreviventes na queda do avião


Equipes de busca e resgate retiraram 22 corpos mutilados de pessoas que morreram na quarta-feira quando um pequeno avião caiu ao pé da cordilheira do Himalaia, no leste do Nepal, disse uma autoridade nesta quinta-feira.

O avião Twin Otter, controlado pela Tara Air e que faz o trajeto entre a cidade de Lamidanda e a capital, Kathmandu, perdeu contato na quarta-feira pouco depois de deixar a pista de decolagem, localizada na região montanhosa.

Autoridades disseram que o avião provavelmente bateu contra uma montanha de 2.700 metros de altura.

Todos os 19 passageiros e três tripulantes morreram no acidente, o segundo com mortes em menos de seis meses.

Os passageiros eram peregrinos que retornavam de um templo em Lamidanda, no distrito de Khotang, 162 quilômetros a leste de Kathmandu, disse o governador do distrito de Khotang, Keshav Asharya.

Autoridades da Tara Air disseram que 18 passageiros eram butaneses, um era tibetano com passaporte norte-americano, e os três tripulantes eram nepaleses.

Aviões pequenos que viajam de locais remotos no Nepal são meios comuns de transporte nas regiões montanhosas do país.

Um acidente aéreo em agosto matou 14 pessoas, incluindo seis estrangeiros, durante tempo chuvoso, próximo de Kathmandu.

fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

FOTO DO DIA

17/12/2010