quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Jobim fica; aeroportos terão secretaria

Seguindo mais uma "sugestão" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Nelson Jobim vai continuar no comando do Ministério da Defesa a partir do próximo dia 1.º de janeiro, quando a presidente eleita, Dilma Rousseff, assumir o governo.

Dilma também decidiu que vai mesmo criar uma secretaria só para cuidar da infraestrutura dos aeroportos e da aviação civil. Na tarde de ontem, Jobim confirmou aos membros do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) o projeto da presidente eleita.

A Secretaria Especial de Aviação Civil será ligada à Presidência da República e vai abrigar a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), a Secretaria de Aviação Civil (SAC) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A intenção é deixar essa secretaria fora da partilha político-partidária entre a base aliada. O Estado apurou que a criação da secretaria especial deve ser acompanhada da abertura do capital da Infraero, o que daria mais agilidade à empresa estatal e multiplicaria as fontes de investimentos em aeroportos.

Caças. Dilma e Jobim reuniram-se ontem por quase três horas, na Granja do Torto. Jobim levou à presidente eleita um dossiê completo sobre as propostas dos fabricantes que querem fornecer à FAB a nova geração de caças - Rafale (França), Gripen (Suécia) e F-18 (EUA). O assunto deve ser discutido, na próxima semana, com o presidente Lula.

No encontro de ontem, também ficou acertado que Jobim deve entregar a Dilma, "dentro de uns dois dias", uma posição sobre a manutenção ou escolha de novos comandantes das três Forças (Exército, Aeronáutica e Marinha). Hoje, o ministro se reúne com o Conselho Militar de Defesa.

Pelas avaliações de Lula e Dilma, apesar dos avanços institucionais no trabalho de fortalecimento da autoridade civil sobre os militares, o processo só será consolidado quando o Congresso aprovar todo o pacote da chamada Estratégia Nacional de Defesa - o que, na opinião deles, começou com Jobim e deve ser concluído com o ministro na pasta.


fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

Anac: empresas têm tripulação suficiente para voos de dezembro

As seis maiores companhias aéreas têm tripulação suficiente para os voos programados para dezembro, incluindo fretamentos e charter, informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta segunda-feira. A agência recebeu os dados de TAM, Gol, Azul, Webjet, Avianca e Trip e concluiu que a escala prevista para este mês cumpre a legislação, que determina uma carga horária limite para os tripulantes de 85 horas mensais e 230 horas trimestrais.

No caso da TAM, por exemplo, o número de horas que os comandantes que pilotam os modelos A319, A320 e A321podem voar este mês é de 47.870, quando a previsão de horas de voo para esses aviões é de 42.095. Na Gol, os pilotos que voam os Boeings 737-300, 737-700 e 737-800 podem voar até 44.526 horas no mês, para uma programação de 41.620 horas de voo.

A Anac informou ainda que, após auditoria feita no centro de operações da TAM, em São Paulo, concluiu que a companhia tinha tripulação suficiente para realizar todos os voos programados nas últimas semanas. A empresa registrou elevados índices de cancelamentos e atrasos no fim de novembro, o que levou a Anac a suspender a venda de bilhetes da TAM segunda-feira passada, retomada dois dias depois.

Segundo nota divulgada pela Anac, os atrasos e cancelamentos ocorreram devido a "problemas na alocação da escala de trabalho e de folga de seus funcionários".

Os inspetores também concluíram que "a necessidade de mudança na escala também foi agravada pelo deslocamento de tripulações em função das chuvas provocando atrasos e cancelamentos acima da média do setor no fim de novembro". A Anac informou qinda que divulgará a tabela de horas de voo na internet semanalmente.


fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

FOTO DO DIA

08/12/2010