sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

FELIZ ANO NOVO !

Espanha privatiza torres de controle de aeroportos

A Espanha deu início à privatização das torres de controle de 13 aeroportos administrados pela autoridade aeroportuária Aena, disseram fontes do Ministério de Obras Públicas na quarta-feira.

O processo será executado em três fases e deve durar cerca de sete meses, afirmou uma fonte do ministério.

O governo havia anunciado em meados de dezembro que planejava privatizar a administração das torres de controle a fim de incrementar os cofres da Aena antes de sua privatização parcial.

A proposta também veio na esteira de uma greve de controladores de tráfego aéreo no início de dezembro, que paralisou os aeroportos e levou o governo a declarar o primeiro estado de emergência do país na era pós-Franco.

As fontes do ministério afirmaram que autoridades da Aena se encontraram com líderes do sindicato dos controladores de tráfego aéreo, chamado Usca, na terça-feira para informá-los sobre os planos de privatização.

Os controladores de tráfego aéreo poderão aceitar o contrato com a nova administradora das torres de controle ou, no caso de rejeitarem essa opção, a Aena lhes oferecerá um emprego em aeroportos não envolvidos no processo de privatização, disseram as fontes.

Caso os controladores rejeitem ambas as opções, os contratos serão encerrados e eles receberão uma indenização, afirmaram eles.

As construtoras espanholas ACS, Ferrovial e FCC pediram licenças para operar os aeroportos, afirmaram as fontes.


fonte:http://desastresaereosnews.blogspot.com/

Situação nos aeroportos permanece tranquila no último dia do ano

Os aeroportos brasileiros registram movimento tranquilo nesta sexta-feira, último dia do ano. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), dos 2041 voos domésticos programados em todo o País, 142 sofreram atraso (7% do total) e 264 foram cancelados (12.9 %) entre 0h e 19h.

Dos 136 voos internacionais previstos, seis foram cancelados no mesmo intervalo, enquanto seis tiveram atrasos.

A companhia aérea Webjet era a que, relativamente, mais teve voos cancelados no período, já que dos 111 programados, 34 não partiram - um total de 30,6%, informou a Infraero.

Dos 180 voos programados para sair do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, 13 sofreram atraso, entre 0h e 19h, e 62 foram cancelados, ou 34,4% do total, divulgou a agência reguladora.

Segundo a assessoria de comunicação de Congonhas, é comum as aéreas colocarem mais aviões em operação para o fim do ano, mas nem sempre se consegue ocupar todos os voos e, por isso, são cancelados.

A companhia GOL, por sua vez, afirma que é comum no final do ano a adequação de voos, já que os destinos turísticos são mais procurados nesta época do ano. De acordo com a empresa, o sistema da Infraero não reconhece a mudança, por isso os voos aparecem como cancelados, apesar de isso não afetar os passageiros.


fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

FOTO DO DIA

31/12/2010