domingo, 28 de novembro de 2010

EXÉRCITO AMERICANO MATA FUNCIONÁRIO DA IRAQI AIRWAYS NA ESTRADA DO AEROPORTO

BAGDÁ, 28 Nov 2010 (AFP) -Militares dos Estados Unidos mataram neste domingo um funcionário da companhia aérea Iraqi Airways na estrada que leva ao aeroporto de Bagdá, "porque sentiram-se ameaçados", disse à AFP um porta-voz do exército americano.

Um comboio do exército americano que circulava por volta das 06H30 (01H30 de Brasília), antes de amanhecer, pela estrada do aeroporto de Bagdá, perto do qual fica a base de Camp Victory, "tentou deter um veículo civil que se aproximava por trás a toda velocidade e com os faróis apagados", indicou o porta-voz.

"O motorista não reduziu a velocidade, nem acendeu as luzes, nem reagiu às advertências do comboio. O veículo foi, em consequência, percebido como uma ameaça e tomou-se a decisão de abrir fogo para detê-lo e proteger o comboio de um possível ataque", declarou à AFP o coronel Barry Johnson.

O motorista do veículo morreu.

"Os motoristas iraquianos sabem que devem ter cuidado e evitar os comportamentos ameaçadores quando se aproximam de veículos militares", acrescentou Johnson.

Desde o fim de sua missão de combate, em agosto, o exército americano (que ainda tem 50.000 efetivos no Iraque) tem o direito de utilizar suas armas se for atacado ou se as forças iraquianas pedirem ajuda. 



fonte: http://ifronline.blogspot.com/

Avião de carga cai no Paquistão

O avião de carga Ilyushin IL-76, prefixo 4L-MGC, da Sun Way Airlines, caiu em uma área residencial da maior cidade do Paquistão, Karachi, pouco após decolar no domingo (28), a 1:53 da madrugada, pela hora local.

Oito pessoas estavam na aeronave, informou a autoridade de aviação civil do país. Não há ainda informações sobre vítimas. O avião transportava 31 toneladas de mantimentos para o Sudão.

Repórteres presentes no local do acidente disseram que vários prédios estavam em chamas e fortes explosões foram ouvidas. O avião caiu em um conjunto habitacional onde vivem membros da Marinha, informaram os jornalistas.

Um porta-voz da autoridade de aviação civil, Pervais George, disse que o avião, de fabricação russa, estava indo para o Sudão quando caiu, dois minutos após decolar. Ele disse que não tinha confirmações sobre mortes.

O acidente é o terceiro em menos de quatro meses no Paquistão. Mais cedo neste mês, em Karachi, 21 pessoas morreram quando um pequeno avião de passageiros caiu pouco após decolar. Em julho, um acidente aéreo na capital do país, Islamabad, matou todas as 152 pessoas a bordo. As informações são da Associated Press.


fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

Começam a valer novas regras para embarque em aeroportos do Brasil

A partir desta segunda-feira, todos os passageiros que embarcarem nos aeroportos brasileiros deverão apresentar ao funcionário da companhia aérea o documento de identificação, com foto, no portão de embarque da aeronave.

A medida, chamada de Identificação Positiva de Passageiros – consta da Resolução nº 130 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) –, já é praticada nos aeroportos da Europa e da América do Norte.

Os passageiros que fazem check-in pela internet, nos terminais de autoatendimento ou por celular não serão mais obrigados a carimbar o cartão de embarque nos balcões das companhias aéreas antes da entrada na sala de embarque. 

A partir desta segunda-feira, a Infraero também vai intensificar o monitoramento dentro das salas de embarque a fim de garantir o perfeito processamento de passageiros e evitar impactos operacionais.


fonte: http://www.aviacaoemrevista.com.br/conteudo.asp?id=1438

FOTO DO DIA

Papel de Parede Gratuito de Veículos : Helicópteros de Guerra

Termina sem acordo reunião sobre horário do aeroporto de Congonhas


Terminou sem acordo nesta sexta-feira (26) a última reunião intermediada pelo Ministério Público Federal em busca de conciliação sobre o modo e horário de funcionamento do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. Na próxima terça-feira (30), o juiz federal Paulo Cezar Neves Júnior, da 2ª Vara Federal Cível de São Paulo, realizará uma audiência com as partes envolvidas e poderá decidir, a partir do resultado, se prossegue ou não com a ação civil pública.

Esta última reunião foi realizada por mais de cinco horas entre representantes de moradores dos bairros próximos ao aeroporto, companhias aéreas, Prefeitura de São Paulo, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).

Moradores e representantes da Prefeitura de São Paulo concordam com a mudança de horário de funcionamento do aeroporto para o período entre as 7h e as 23h. No entanto, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) afirmaram que a decisão sobre o horário só deve ser tomada depois de uma avaliação mais detalhada sobre os testes acústicos e a possibilidade de redução do barulho das aeronaves. As companhias aéreas são contra qualquer modificação do horário.

Três associações de moradores entraram com ação civil para tentar limitar o horário de operação no aeroporto e também restringir o nível de ruído na região. Os proponentes da ação civil são a Associação de Moradores e Amigos de Moema (Amam), Movimento de Moradores pela Preservação Urbanística do Campo Belo (Movibelo) e Associação dos Verdadeiros e Moradores do Jardim Aeroporto (Avamoja).

Constam como réus a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Infraero, a Prefeitura de São Paulo e as empresas TAM, Gol, Pantanal, BRA, Ocean Air e VGR. As companhias aéreas já haviam decidido, anteriormente, que serão representadas pelo Sindicato Nacional de Empresas Aéreas (Snea).

De acordo com a ação civil, os moradores querem que os pousos e decolagens sejam limitados ao período das 7h às 23h. Por enquanto, há acordo entre as partes apenas sobre o horário para checagem de motores pelas companhias aéreas, realizado desde janeiro entre 9h e 17h.

Além disso, pleiteiam que seja feita uma proteção acústica adequada destes locais, para que atendam norma ABNT de emissão de ruídos. E ainda pedem que sejam custeados os equipamentos anti-ruído nas residências próximas ao aeroporto.

fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

Ameaça de bomba obriga avião da TAP a regressar a Paris

Voos da TAP com saída de Paris ameaçados





A TAP recebeu um telefonema em português com "ameaças genéricas", relativamente aos voos provenientes de Paris. Um dos aviões foi obrigado a regressar à capital francesa e os restantes voos vão ter medidas de segurança reforçadas.

Mediante o aviso de ameaça de bomba, o avião Airbus A321-211, prefixo CS-TJF, que fazia a ligação Paris-Lisboa (voo TP447), que havia partido às 6:35 (hora local) do aeroporto de Orly, em Paris, teve de regressar ao aeroporto. Após vistoria não foi encontrado a bordo nenhum equipamento capaz de pôr em causa a segurança dos passageiros.

"Não houve referência a bombas. Apenas uma ameaça genérica relativa à segurança dos voos da TAP de Paris para Portugal", informou fonte oficial da empresa.

O voo já foi retomado e as restantes ligações serão realizadas, embora a empresa tenha decidido "reforçar as medidas de segurança".



fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

Aeroporto Internacional de Cabo Frio recebe voo do Antonov com helicóptero a bordo



O maior avião cargueiro do mundo, o Antonov 124, da companhia russa Volga Dnepr, pousará no dia 25 de novembro (quinta-feira), às 9 horas, no Aeroporto Internacional de Cabo Frio, proveniente da Escócia, trazendo a bordo um Helicóptero de grande porte, modelo HC 225. O aparelho pertence à empresa BHS e será usado no transporte de pessoal e equipamentos entre Cabo Frio e as plataformas da Bacia de Campos.

O Aeroporto de Cabo Frio, que se tornou uma importante base de importação para a indústria petrolífera de Campos, graças à sua localização estratégica e às suas grandes áreas de alfândega e armazenamento, é o único aeroporto público brasileiro administrado pela iniciativa privada com voos internacionais regulares de carga e de passageiros.

O Aeroporto de Cabo Frio conta com um pátio para aeronaves de 30.400 metros quadrados, além de 60 mil metros quadrados de área alfandegada e um galpão coberto de 16 mil metros quadrados. Está estrategicamente localizado a apenas 60 Km de Macaé, onde se concentra a indústria do petróleo; e a 140 Km do Rio, 550 Km de São Paulo, 530 Km de Belo Horizonte e 400 Km de Vitória.

Sua pista tem 2.560 metros de comprimento por 45 metros de largura – maior do que a do Santos Dumont e a de Congonhas –, o que tem permitido que os maiores aviões de carga do mundo operem com segurança em Cabo Frio, como o Antonov 124, o Boeing 747 “nose door” (Jumbo), os Beoings 777 e 767, o MD-11, o DC-10 e o DC-8 (fotos no site [www.aeroportocabofrio.com.br].

Graças ao seu entreposto alfandegário e à sua grande área de armazenagem, o aeroporto consolidou-se como base para a importação de equipamentos destinados à indústria petrolífera de Campos, sediada em Macaé. Mais de 80 empresas, a grande maioria de multinacionais, fornecedoras das companhias petrolíferas que prospectam e produzem petróleo em Campos, utilizam o aeroporto com esse propósito.

BHS e Aeróleo, empresas de transporte aéreo por helicóptero, montaram bases no aeroporto para o transporte de equipamentos e pessoal da Petrobrás, da OGX e da Maersk Oil, realizando mais de 30 voos diários para as plataformas da Bacia de Campos.


fonte; http://desastresaereosnews.blogspot.com/

Azul se prepara para a alta temporada

Com o objetivo de atender a demanda de passageiros, companhia anuncia plano de atendimento nos aeroportos



Várias providências serão tomadas pela Azul para a alta temporada, com foco no atendimento aos passageiros sem perder o padrão do serviço que é oferecido. A companhia pretende contratar mais de 200 pessoas – 94 agentes de aeroportos para a linha de frente com os clientes e 126 clientes da Azul Center – o que agrega 30% no quadro da central de atendimento da empresa aérea. Também estão cogitados o reforço da equipe de manutenção da frota e dehandling (suporte aos passageiros e às aeronaves em terra). 
Com relação à estrutura para o embarque, foi adquirido mais um "ambulift", espécie de elevador para passageiros cadeirantes, que ficará no aeroporto de Viracopos, em Campinas, e seis novas cadeiras-robô.
Para a frota, um avião extra fica no aeroporto de Viracopos para atender eventuais mudanças. Assim, a companhia vai operar 26 aeronaves dos modelos Embraer 190 e 195 durante o período da alta temporada.

fonte: http://aviaorevue.terra.com.br/index.asp?codc=1442

DESCULPAS

pedimos desculpas por o BLOG ficar 2 dias fora do ar.
isso ocorreu devido ao problema na ``internet`` da cidade.

MAIS PODE VOLTAR A ACOMPANHAR ESTE BLOG, PORQUE VOLTARA AO NORMAL.