segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Gol inaugura instituto em Belo Horizonte

Com o objetivo de qualificar pessoas de Lagoa Santa, em Belo Horizonte, para o setor de aviação, a Gol criou o Instituto Gol, que vai ministrar inicialmente cursos de manutenção de aeronaves. A princípio, serão aproximadamente 70 estudantes que irão participar do programa. A iniciativa da companhia também vai estimular a inclusão social e o crescimento da grande Belo Horizonte. Segundo Felipe Sommer, presidente do Instituto e diretor de colaboradores e gestão da Gol, alguns dos estudantes formados serão contratados para trabalhar no Centro de Manutenção da empresa.
As aulas começaram no mês passado e são realizadas nas escolas da prefeitura. A partir de 2011, o curso será no Centro de Manutenção de Aeronaves da Gol, em Confins, com a previsão para a abertura de mais quatro turmas e novos cursos.


fonte: http://www.revistaaviaorevue.com.br/index.htm

Anac recebe declaração de companhias

Agência divulga que as principais empresas aéreas confirmaram estar preparadas para a demanda de passageiros e voos em dezembro





A Anac publicou hoje em seu site a programação das horas de voo e disponibilidade das tripulações para este mês das principais companhias do país: TAM, Gol, Azul, Avianca, Trip e Webjet. Todas elas informaram que estão preparadas para a demanda de passageiros, com equipes suficiente para operar os voos programados e respeitando a carga de trabalho prevista pela Lei do Aeronauta.
De acordo com a lei, funcionários de aeronaves a jato devem cumprir, no máximo, 85 horas de voos mensais. Juntas, as companhias deverão realizar 116 390 voos, entre operações regulares, charter e de fretamento.



fonte: http://www.revistaaviaorevue.com.br/index.htm

Brasil recebe avião de patrulha marítima

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, participaram na sexta-feira, na base de Getafe, na Espanha, da cerimônia de inspeção do recebimento do primeiro avião de patrulha marítima P-3AM modernizado pela Airbus Military para a Força Aérea Brasileira (FAB). O pacote completo é composto por nove aeronaves P-3, fabricadas nos Estados Unidos, convertidas a partir de um lote de 12, ao custo de US$ 470,9 milhões.

O grupo especializado em aviação de patrulha da FAB vai levar a observação oceânica até o limite da África, expandindo consideravelmente a capacidade de busca e resgate. A área de cobertura de segurança sob responsabilidade do País é de cerca de 6 milhões de quilômetros quadrados sobre o Atlântico - 2 milhões de quilômetros quadrados além da área conhecida como Amazônia Azul.

Mais que isso, os grandes turboélices de quatro motores ganharam notável capacidade de combate. Podem lançar o míssil ar-superfície Harpoon, com alcance de 90 quilômetros, e despejar minas antinavio. A capacidade total de carga é de 9 toneladas, incluídos aí torpedos, bombas guiadas, cargas de profundidade e mísseis ar-ar de curto alcance da classe Piranha. O P-3AM é a versão militar do Electra, utilizado na ponte aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo de 1975 a 1992.

As aeronaves vão ficar na base aérea de Salvador, agregadas ao 7.º Grupo de Aviação. Pesadas e de grande porte, podem permanecer em voo por 16 horas, com alcance de até 9 mil quilômetros em patrulha - ou metade disso em missão de ataque. O complexo sistema de procura e localização eletrônica é muito avançado, identifica objetos de 60 centímetros sobre a água e esquadrinha blocos de centenas de quilômetros simultaneamente. A capacidade de detecção submarina é informação sigilosa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

SP: Avião cor-de-rosa faz pouso em Viracopos nesta segunda-feira


Quem passar pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no começo da tarde desta segunda-feira pode se surpreender com uma aeronave diferente do padrão. O pouso de um avião cor-de-rosa da companhia aérea Azul está marcado para 12h40m. A novidade faz parte das ações de luta contra o câncer de mama, que mata 35 mulheres por dia no país. A ação surgiu de uma parceria da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e da Embraer.Onze cidades brasileiras vão receber esses voos especiais. Os aviões pousam no Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Vitória, Campo Grande, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e São Luís até o dia 14 de dezembro.

A tripulação é formada apenas por mulheres e os seus uniformes também são da cor da campanha. Os passageiros do voo são empresários, convidados e jornalistas.

Em cada cidade, haverá ações de informação e conscientização, distribuição de folhetos explicativos e uma palestra aberta ao público ministrada por profissionais da Femama sobre a doença e sua prevenção. A aeronave cor-de-rosa da Azul poderá ser fotografada.

Segundo Maira Caleffi, presidente da Femama, essa ação contribuirá muito para a prevenção da doença, já que no Brasil, 50% dos casos são descobertos em estágio avançado quando as chances de cura são mínimas.

- É preciso atrair a atenção para a causa, despertar a consciência das pessoas e alertá-las para o fato de que esta doença não escolhe suas vítimas. Sem investimento, o câncer de mama não tem tratamento -disse.

Batizado como Rosa e Azul, o Embraer 195 foi pintado com a cor que representa a luta mundial contra o câncer de mama para simbolizar a parceria da companhia, com a Embraer e FEMAMA para o combate à doença.

fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

FOTO DO DIA

06/12/2010