domingo, 12 de dezembro de 2010

Morre piloto internado após acidente com bimotor no Vale do Rio Doce

Morreu, neste domingo (12), o piloto de 40 anos vítima do acidente com um bimotor na noite desta quinta-feira (9) no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Ele faleceu durante a madrugada, de acordo com a assessoria de imprensa do Vitória Apart Hospital, no Espírito Santo, onde ele estava internado. O corpo vai ser transferido para Campo Grande (MS), segundo a assessoria da Legião da Boa Vontade (LBV).

No acidente, ele teve 80% do corpo queimado, segundo o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga (MG), onde ele recebeu atendimento antes de ser transferido para o Espirito Santo.

Com o piloto, o acidente deixou quatro mortos. No momento da queda morreram uma repórter, um cinegrafista e um fotógrafo da Legião da Boa Vontade, que viajavam para a cobertura da entrega de cestas básicas na campanha de natal. Um sobrevivente – o diretor-executivo da LBV – permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo a equipe médica, o quadro de saúde está em fase de reestabilização e se mantém estável.

Segundo a assessoria da LBV, o cinegrafista e o fotógrafo, de 25 e 26 anos, foram enterrados neste domingo (12), às 10 horas, no Cemitério Parque Jaraguá, em São Paulo. O enterro da repórter, de 35 anos, foi às 14h30 em Campo da Esperança, em Brasília/DF.

Neste sábado (11), três integrantes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), do Ministério da Defesa, estiveram no local do acidente com o avião bimotor B-55. De acordo com o coronel Antônio de Almeida, que esteve no local e concedeu entrevista a afiliada da Rede Globo – Intertv dos Vales –, em 30 dias um relatório desta ação inicial será emitido. Já o prazo para o relatório final é de um ano, “mas depende muito das condições e informações que vamos obter”.

A Polícia Militar acompanhou os trabalhos do Cenipa no local do acidente. Segundo a polícia, a equipe levou o motor do lado esquerdo da aeronave para análise. Eles ainda tiraram fotografias, examinaram o terreno e colheram detalhes para a produção do laudo. O isolamento e a preservação do local ficaram sob a responsabilidade da PM. A polícia informou que a equipe do Cenipa já deixou a cidade e retornaram ao Rio de Janeiro, de onde vieram.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), o avião – modelo BE55, prefixo PT-LEU – decolou do Aeroporto de Vitória às 18h31, desta quinta-feira (9), com destino a Brasília. Horas depois, caiu na zona rural de Bom Jesus do Galho, na região do Vale do Rio Doce de Minas.


fonte: G1

Avião monomotor faz pouso forçado em fazenda no Interior de SP


O avião monomotor Embraer EMB-721C Sertanejo, prefixo PT-EBK, fez pouso forçado na tarde deste sábado (11) em uma fazenda de Piacatu, cidade localizada cerca de 530 km da capital.

A aeronave carregava cerca de dois mil aparelhos de telefone celular de última geração.

O administrador da fazenda, que passava por uma estrada próxima, foi abordado pelo piloto, que fugiu. A Polícia Federal informou que a documentação da aeronave está irregular.

fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

TAAG sem aviões para longo curso por avarias


A transportadora aérea angolana, TAAG, tem os quatro aviões normalmente utilizados nos voos inter-continentais parados por avarias, incluindo o Boeing 777-200 ER que foi obrigado a aterrar de emergência em Lisboa na segunda-feira.

A informação foi adiantada em Luanda por Rui Carreira, administrador da companhia, que considerou ser este o período "mais difícil" da sua história, estando neste momento a realizar contactos com outras operadoras para o aluguer de aparelhos de substituição.

Este cenário surge cerca de um ano após a União Europeia ter permitido o regresso dos aviões da TAAG, embora parcialmente, ao espaço aéreo europeu, que estava vedado por razões de segurança, desde 2007, ano em que a companhia foi colocada na lista negra.

Os quatro aparelhos de longo curso da TAAG atualmente em terra são três Boeing 777-200 ER e um 747 e a espiral de avarias começou a 21 de outubro quando foi detetada uma avaria num 777 que devia ligar o Rio de Janeiro e Luanda permanecendo o aparelho em reparações.

A 16 de novembro foi encontrada nova avaria num avião do mesmo modelo e a 06 de dezembro ocorreu o incidente com o voo entre Lisboa e Luanda, quando o 777-200 ER, ao sobrevoar a região da capital portuguesa, de onde tinha levantado, terá perdido peças do motor, tendo obrigado a tripulação a uma aterragem forçada.

Já na quinta-feira, 09, o Boeing 777-200 ER que deveria sair de Lisboa foi submetido a uma inspeção onde foi detetado mais um problema no motor direito, estando igualmente parado.

E na sexta-feira foi a vez de um dos Boeing 747 da companhia angolana que ficou em terra quando se preparava para a viagem entre Luanda e o Rio de Janeiro, levando a que neste momento a TAAG tenha, segundo Rui carreira, duas aeronaves em Lisboa, que aguardam pela troca de motores e as outras duas no Rio de Janeiro para igual tratamento, e o 747 em Joanesburgo, África do Sul.

Apenas sete dos 11 aviões da TAAG estão atualmente operacionais embora apenas em voos domésticos e regionais.

Não há suspeita de sabotagem

No momento em que anunciava publicamente o confronto com este "mais difícil" momento da companhia, Rui Carreira disse não acreditar em "sabotagem" mas utilizou um tom que permite deixar a pairar no ar a dúvida.

Perante este cenário, a TAAG foi obrigada a cancelar diversos voos e a ocorrer de urgência ao mercado para alugar aviões tendo já garantidos dois, alugados a companhias portuguesas, um Airbus A340-400 da Aero Atlantic e um Boeing 767 da Air Fly.

"O Pai Natal não está do nosso lado, uma vez que este não é um bom presente para a TAAG nem tão pouco para o povo angolano. E é hora dos angolanos fazerem uma corrente em torno da TAAG, a companhia de todos nós", apelou Rui Carreira, lembrando que as causas da paralisação são todas exteriores à operadora angolana.

Rui Carreira disse ainda que os incidentes com aviões da TAAG não são casos isolados, admitindo "uma correlação" entre o que sucedeu esta e o sucedido com outras companhias.

E adiantou que "General Eletric", fabricante dos motores, está a realizar investigações sobre estes incidentes.

As avarias ocorreram sempre no interior dos propulsores e no compressor de alta pressão, informou.

fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

Conheça os principais direitos dos passageiros de companhias aéreas

Atrasos, cancelamentos de voos, overbooking e falta de assistência ou informação estão entre as principais queixas registradas nos Juizados Especiais Cíveis instalados nos aeroportos de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, e de Guarulhos, na Grande São Paulo. Saber os direitos dos passageiros pode não resolver o problema de imediato, mas ajuda a deixar a espera pelo embarque menos desconfortável e pode auxiliar na hora de um eventual pedido de ressarcimento.

Para isso, o G1 elaborou um miniguia com os principais direitos dos passageiros. O material está disponível para impressão neste link aqui [em .pdf] e ocupa apenas uma página de papel. Ideal para ser levado durante as viagens de avião, principalmente nesta época de grande movimento nos aeroportos por causa das festas de fim de ano.

Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, somente em novembro deste ano, 410 passageiros fizeram algum tipo de reclamação no juizado especial do Aeroporto de Cumbica. Em Congonhas, foram 96 reclamações no mesmo período. Do início do ano até esta quarta-feira (8) foram, ao todo, 1.917 reclamações em Cumbica e 345 em Congonhas.

Criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para agilizar a vida dos passageiros insatisfeitos com as companhias aéreas, os juizados especiais realizam audiências de conciliação para resolver impasses provocados por cancelamentos e atrasos, entre outras questões relativas ao transporte aéreo. Nos aeroportos de São Paulo, no entanto, o índice de acordo não chega a 25% das reclamações.


fonte: G1

NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS: Conheça os principais direitos dos passageiros de ...

NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS: Conheça os principais direitos dos passageiros de ...: "G1 elaborou um miniguia para ser impresso e levado na viagem. Alimentação, reembolso e acomodação estão entre direitos assegurados. Atras..."

Simulação de desastre aéreo no Sul


Após quatro dias de aulas teóricas sobre primeiros-socorros e procedimentos de segurança aéreos, na manhã de ontem os 21 participantes do grupo de Corpo de Voluntários de Emergências fizeram a aula prática.

A simulação no Aeroporto Regional Diomício Freitas, em Forquilhinha, Sul do Estado, envolveu cerca de cem profissionais do Samu, Corpo de Bombeiros, Exército e Infraero. O esquema do treinamento teve todos os procedimentos e fases de um verdadeiro desastre de avião: fogo, vítimas, gemidos, táticas de salvamento e um campo de socorro.

A cena de acidente começou com um incêndio e terminou com as vítimas sendo levadas ao Hospital São José, no Centro de Criciúma. Cada voluntário recebeu orientação sobre todos os procedimentos de socorro aprendido durante toda a semana, desde o tratamento das lesões e atendimentos médicos até a atenção e a tranquilização das vítimas, que encenavam com gritos e desespero.

O treinamento é uma exigência da Organização de Aviação Civil Internacional.

Desde que a Infraero assumiu a administração do aeroporto em Forquilhinha, em 2006, a simulação é feita. Esta é a primeira vez que a comunidade participa.

fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

Passageiro surta e avião retorna a Cumbica


Um americano surtou durante um voo e obrigou o comandante de um Boeing 767 da American Airlines, uma hora após a decolagem, a retornar para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (Grande SP), na madrugada de ontem (10).

Ao ingerir bebida alcoólica após tomar um medicamento para dormir, o homem, que não teve o nome revelado pela empresa, ficou alterado e discutiu com outros passageiros.

Durante a confusão, um dos pilotos, que deixava a cabine para descansar, foi agredido.

fonte: http://desastresaereosnews.blogspot.com/

FOTO DO DIA

12/12/2010